Pendrive

Saiba mais sobre aos pendrives do EducatuX

O EducatuX é construído por uma grande comunidade de professores, artistas, programadores, designers.
Uma das formas de contribuir com o projeto, é adquirindo um de nossos Kits de pendrive que acompanha uma linda case de couro sintético, cordão e manual.

Porque é educacional?

A Política Nacional de Inovação e Tecnologia na Educação - PNITE, que está em consonância com as metas no Plano Nacional de Educação - PNE, tem como visão que a inovação e tecnologia podem transformar a educação, promovendo os seguintes valores:
  • qualidade: personalização da aprendizagem e educação continuada para desenvolvimento de gestores e professores;
  • contemporaneidade: maior engajamento dos estudantes por meio da aproximação da escola com a cultura digital e protagonismo de professores e alunos no processo de aprendizagem;
  • melhoria de gestão: ganhos de eficiência e efetividade na gestão das redes de ensino;
  • equidade: oferecer às escolas com maiores desafios recursos para garantir condições básicas de aprendizagem e disponibilizar acesso a conteúdos e qualidade, independente de barreiras sociais e geográficas.
O EducatuX é um sistema operacional com recursos e inovações suficientes para promover os valores descritos na PNITE. De fato, mostraremos como cada valor descrito acima é contemplado.

  • qualidade: o desenvolvimento do EducatuX, ao longo dos últimos 15 anos, passou por diversas etapas. Inicialmente veio o trabalho de seleção e classificação de objetos educacionais livres, visando atender as necessidades mais primordiais de professores em sala de aula (no que diz respeito ao uso de tecnologias educacionais); esse trabalho gerou grande número de horas de discussões e avaliações com professores de diversas áreas de conhecimento. O desafio que se apresentou, em seguida, foi o de encontrar uma plataforma que tornasse viável o uso das tecnologias selecionadas na primeira etapa: é nesse momento que surgiu a ideia de construir um sistema operacional próprio, pensado desde o início do desenvolvimento em um sistema para exclusivo gerenciamento e utilização de objetos educacionais. Mais uma vez, longas conversas com professores e gestores foram necessárias. Finalmente, quando o EducatuX chegou às primeiras escolas, apresentou-se a necessidade de trabalhar com os professores as possibilidades que tamanho número de objetos educacionais reunidos propiciavam, gerando a criação de materiais específicos para a formação continuada de docentes. Em suma, toda a trajetória do EducatuX foi traçada em parceria e contínua colaboração de professores e instituições de ensino, garantindo uma perfeita adaptação para as mais diversas realidades educacionais e fornecendo possibilidades exequíveis de formação continuada para a utilização de tecnologias educacionais.
  • contemporaneidade: o EducatuX possui dezenas de objetos educacionais livres, direcionados à aprendizagem de programação, robótica, eletrônica, astronomia, matemática, música, física, geografia, inglês, entre muitas outras possibilidades. Assim, professores e alunos podem usar o EducatuX para produzir, relacionar, testar, experimentar, desconstruir e recriar ideias e práticas educativas. Além disso, com o uso da plataforma EducatuX Games, os alunos são levados a um ambiente de aprendizagem por meio de jogos educativos, que insere um ambiente lúdico, presente no cotidiano dos jovens, no processo de aprendizagem de matemática.
  • melhoria de gestão: a plataforma EducatuX Games fornece relatórios sobre o progresso escolar de cada aluno e, de modo geral, sobre o progresso da escola como um todo. Com esses relatórios, os gestores da escola podem redirecionar suas práticas administrativas e pedagógicas, economizando tempo e ganhando precisão na abordagem dos problemas da escola.
  • equidade: por ser um sistema operacional livre, o EducatuX torna possível o acesso de escolas com dificuldades sociais e limitadas por aspectos geográficos a uma ampla gama de recursos e conteúdos de qualidade. De fato, a exclusiva utilização de softwares livres elimina gastos com licenças, barateando a manutenção básica de laboratórios de informática. Além desses aspectos, o EducatuX funciona muito bem, mesmo em equipamentos mais antigos, revitalizando computadores com menos recursos de hardware. E mais, funcionalidades como o EducatuX Installer (que permite uma única pessoa preparar laboratórios inteiros de computadores rapidamente), drivers de impressora 3D e lousa digital, são exemplos do potencial do EducatuX para resolver a demanda por tecnologia de ponta, mesmo nas escolas localizadas em regiões remotas, tudo com baixo custo de manutenção. Ou seja, o EducatuX propicia acesso de baixo custo ao que há de mais moderno no universo tecnológico, mesmo para escolas mais afastadas.
O alinhamento do EducatuX a PNITE, nada mais é que um reflexo do grande esforço feito pela ETX, no decorrer dos últimos 4 anos, para cumprir as principais metas do PNE concernentes ao uso e inserção de tecnologias digitais nas escolas brasileiras, até o ano de 2024. As metas acima citadas são as seguintes:

  • “Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para alfabetização de crianças (...)”
  • “Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização (...)”
  • “Promover e estimular a formação inicial e continuada de professores para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras (...)”
  • “Incentivar o desenvolvimento, selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e incentivar práticas pedagógicas inovadoras (...)”
Enfim, a união de esforços da equipe multidisciplinar da ETX (professores, programadores, administradores, psicólogos, entre outros) produziu parte significativa das respostas esperadas até 2024 pelas metas do PNE e da PNITE. Na verdade, a ETX consegue ir além, uma vez que havendo criado um completo sistema operacional educativo, robusto e livre (o EducatuX), a equipe não apenas mostra a possibilidade, mas torna tecnológica e financeiramente viável a utilização de tecnologias na educação.


Prof. Me. Michel Ferracini

Inteligência Educacional
Com o E.I. é possível obter relatórios precisos do processo educacional relativos às avaliações das capacidades dos alunos através de jogos e objetos educacionais especialmente preparados para avaliar.
EducatuX

Um sistema operacional completo para chamar de seu. Esse é o EducatuX, sua escola pode personaliza-lo a vontade, todo processo de produção do EducatuX é transparente e pode ser acompanhado pela internet.

Alguns jogos e atividades que estão instaladas e configuradas por padrão no EducatuX:

  • Node.js é um interpretador de código JavaScript com o código aberto, focado em migrar o Javascript do lado do cliente para servidores. No EducatuX disponibilizamos a versão 8 do Node.js;
  • Geogebra Classic é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única GUI;
  • Jupyter-Notebook é um aplicativo da Web de código aberto que permite criar e compartilhar documentos que contêm código ativo, equações, visualizações e texto narrativo. Os usos incluem: limpeza e transformação de dados, simulação numérica, modelagem estatística, visualização de dados, aprendizado de máquina e muito mais;
  • EducatuX Games é uma plataforma onde o aluno pode se cadastrar, fazer login e jogar jogos educacionais que tem seus escores coletados e transmitidos para um servidor da escola do aluno. Permitindo que professores e equipe pedagógica realizem ajustes quando necessário do processo de aprendizagem;
  • OpenBroadcast, quer transmitir sua área de trabalho, aplicativos sua webcam direto para canais como youtube, facebook e muitos outros? Este é o programa;
  • OpenBoard, uma lousa interativa por software que permite realizar anotações apontamentos, apresentação de slides deixando a aula muito mais interativa não importando se utilizando um programa especifico do EducatuX ou mesmo o navegador web;
  • Blender, a maior e melhor solução para edição de 3d do mercado. Foi o software escolhido para editar 3d no filme Avatar e muitas outras animações;
  • LibreOffice 6, um bom sistema operacional para educação merece o melhor editor de textos da atualidade. Por isso escolhemos o LibreOffice 6 como suite office do EducatuX;
  • Eviacam é um programa que permite o uso do mouse utilizando movimentos com a cabeça. Fazendo uso da biblioteca OpenCV o software é capaz de rastrear os movimentos da cabeça e gerir completamente o controle do mouse;
  • Greenfoot, um software educacional projetado para tornar a programação de aprendizado fácil e divertida;
  • Fritzing é uma iniciativa de hardware de código aberto que torna a eletrônica acessível como material criativo para qualquer pessoa. Oferece uma ferramenta de software, um site da comunidade e serviços no espírito de Processamento e Arduino, fomentando um ecossistema criativo que permite aos usuários documentar seus protótipos, compartilhar -los com os outros, ensinar eletrônica em uma sala de aula,e layout e fabricar PCB profissionais;
  • Sonic Pi, simples o suficiente para aulas de computação e música. Poderoso o suficiente para músicos profissionais. Aprenda a codificar criativamente, compondo ou executando música em uma incrível variedade de estilos, desde Clássica e Jazz até Grime e EDM;
  • Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, o programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista;
  • QGIS é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados;
  • Freeciv é um jogo de computador, para um ou mais jogadores, que simula um combate entre as grandes civilizações da história, por poder e territórios;
  • Marble é um globo virtual e um atlas mundial - o seu canivete suíço para mapas;
  • Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Ele é projetado para ser usado no ensino da física;
  • Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais. O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License;
  • FreeCAD é um modelador CAD paramétrico em 3D, livre e de código aberto de aplicações gerais;
  • OpenCFU é um software gratuito que deve facilitar (e tornar mais reprodutível) a enumeração da unidade formadora de colônia (UFC);
  • Série educacional GCompris é uma suíte educacional de alta qualidade, que inclui uma grande quantidade de atividades para crianças com idade entre 2 e 10 anos;
  • Kdenlive é um editor de vídeo open-source baseado no framework MLT e KDE. O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002;
  • Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem;
  • TuxGuitar é um software de código livre equivalente ao software de código fechado Guitar Pro, abrindo os mesmos tipos de arquivos além dos arquivos próprios;
  • Pure Data é uma linguagem de programação visual desenvolvida por Miller Puckette na década de 1990 para criação de música electrónica, música electroacústica, música interactiva, e trabalhos multimedia.
Hotmart
Também é possível encontrar o EducatuX no Hotmart. Nos links a baixo comercializamos acesso a plataforma EducatuX Games, onde sua escola poderá realizar para todos seus alunos uma Maratona EducatuX do Conhecimento.


Maratona EducatuX do Conhecimento

Um evento lúdico, divertido e estratégico para sua escola incluir todos alunos em uma competição orientada a jogos educacionais. Tudo muito pedagógico e divertido, e no final da competição, o melhor colocado, leva um prêmio e a escola dados inteligentes que ajudaram na tomada de decisões pedagógicas.
Maratona EducatuX do Conhecimento

O EducatuX Games organiza competições pedagógicas em sua escola de forma que professores e equipe pedagógica possam acompanhar os escores e desempenhos de seus alunos em uma plataforma prática e intuitiva. Descubra como ter o EducatuX games em sua escola clicando na imagem acima.

Kit EducatuX
Kit para estudante, professor e escola. Compre um pendrive e instale em quantos computadores quiser.

O EducatuX é construído por uma grande comunidade de professores, artistas, programadores, designers.
Uma das formas de contribuir com o projeto, é adquirindo um de nossos Kits de pendrive que acompanha uma linda case de couro sintético, cordão e manual.




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